ATRAIR

Abre a tua Porta!

Um agrupamento aberto à comunidade é um agrupamento com vitalidade. 

São inúmeras as vantagens dos agrupamentos estarem abertos e envolvidos com  a comunidade, para assim darem a conhecer o que melhor podemos fazer pelas crianças e jovens, ajudando num processo de crescimento integrado e desafiando-os a ser cidadãos válidos e  com intervenção no processo de construção de um mundo melhor. 

Para reforçar a ligação às comunidades e assim demonstrar o que de melhor fazemos, nada melhor que os nossos agrupamentos terem os seus espaços e as suas dinâmicas abertas a todos. Isto significa não serem meros espectadores, mas poderem usar os nossos equipamentos e jogarem e construírem nas nossas dinâmicas. 

É numa participação ativa no processo e não passiva, na qual devemos dar a conhecer o nosso projeto, porque acreditamos no nosso trabalho, para assim chegarmos a mais crianças e jovens. 

Sugestões

 Dia aberto do agrupamento

Criar um momento de promoção ativa do escutismo, desafiando todos a viver as dinâmicas propostas, como por exemplo:

– uma gincana de jogos escutistas;

– construções; 

– visita à sede;

– atividades radicais;

– fogo de conselho para a comunidade;

– fazer fogo; 

– Montar tendas;

– cozinha selvagem;

– Fazer uma Pista. 

Criar um espaço nas sede ou noutra zona,  onde as crianças e jovens escuteiros ou não escuteiros possam estar a jogar, brincar a falar. 

Num acampamento de patrulha, unidade ou agrupamento,  cada escuteiro poder levar uma amigo para experimentar. 

Dia aberto da comunidade 

Ser promotor de um dia da comunidade em parceria com a paróquia ou junta de freguesia.  

Desenvolver atividades conjuntas com a catequese, grupos de jovens e associações da freguesia, de forma a manter a comunidade ativa e unida. Assim poderemos atrair mais jovens e adultos, dando a conhecer a nossa capacidade de construir e servir a nossa comunidade. 

Ser promotor de serviço comunitário, ambiental ou outro, conjuntamente com  associações/empresas externas (Servirão de apoios entre ambas as partes)

Agrupamento aberto à paróquia

O agrupamento deve ser um movimento ativo da igreja, participando nas ações da paróquia:

celebrando os de dias importantes à paróquia e à comunidade;

sendo parceiro de catequese, definindo estratégias conjuntas.  

Agrupamento aberto às escolas/ATL

Estas parcerias levam a um maior conhecimento da parte dos jovens do que é a atividade escutista e poderá cativar mais jovens a participar nos agrupamentos